Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de junho de 2015

O DESAFIO NA INOVAÇÃO DA REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM DO LIXO ELETRÔNICO




O smartphone recém-lançado, o ultrabook top de linha e o tablet de última geração. Todos estes eletrônicos são objetos de desejo da esmagadora maioria população mundial. Porém, daqui a cerca de um ano provavelmente estarão ultrapassados, podendo assim ter um destino incerto. A gestão destes eletroeletrônicos vem sendo tratada de diferentes pontos de vista, dessa maneira as maiores dificuldades estão na interação de todos os setores envolvidos no processo.


Com a diminuição dos preços de eletrônicos no planeta através dos anos, a quantidade de lixo eletrônico,  que cresce a uma velocidade três a cinco vezes maior que a do lixo urbano, é de cerca de 50 milhões de toneladas anuais, representando 5% de todo o lixo produzido pela humanidade. No Brasil, os cálculos estimam meio quilo de lixo eletrônico por ano para cada habitante. O lixo é composto de elementos químicos como chumbo, mercúrio, cádmio, arsênio, dentre outros, que podem causar grandes problemas ao nosso organismo como, por exemplo, danos no cérebro e no fígado, câncer de pulmão e danos aos sistemas nervoso e sanguíneo.

Em 2010, foram sancionadas no Brasil, leis onde cada estado adota uma política diferente para lidar com esse lixo, desde coleta e destruição até reciclagem. No caso do Espírito Santo, o estado recolhe e descarta quaisquer materiais que contenham metais pesados. Detalhe que, apenas 18 estados adotam alguma política com relação a esse tipo de lixo.  Tais leis também preveem a responsabilidade compartilhada aos fabricantes, importadores, distribuidores e vendedores na logística reversa para os seguintes produtos pós-consumo: agrotóxicos, pilhas, baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas e produtos eletroeletrônicos.

Algumas medidas podem ser tomadas quanto a todo esse material descartado. Atitudes como o upgrade, atualização de hardware ou software por troca ou acréscimo, e a doação para pessoas com baixa renda para fins de inclusão digital são apreciáveis. Como exemplo, citamos o Sistema Operacional utilizado em nossos laboratórios, o Linux. Para as distribuições, ou versões do Linux, mais pesadas é exigido muito menos do padrão de máquina que se é vendido atualmente no mercado. Máquinas com 1 Gigabyte (Gb) de memória RAM e um processador com apenas um núcleo são perfeitamente capazes de executar o Linux. Além do fato que o Sistema ocupa apenas cerca de 10 Gb no Disco (HD). No entanto, tal prática apenas adia o problema: um dia o eletrônico antigo vai virar lixo. De acordo com pesquisas realizadas por duas empresas do setor da tecnologia da informação, apenas 10% dos computadores no mundo são reciclados e só 3% dos telefones celulares antigos são enviados à reciclagem. Algumas empresas já possuem boas políticas de reciclagem e outras poucas empresas surgem no estado trabalhando exclusivamente com a reciclagem destes materiais. 

Com isso, surgem dois importantes tipos de empresas que tendem a ter um importante papel na sociedade daqui em diante: as que reaproveitam os itens descartados para ter uma nova utilidade; e as de reciclagem, que devolvem a matéria-prima à indústria evitando que o material eletrônico polua o ambiente. Desse modo, o primeiro tipo de empresa agiria em primeiro plano coletando os materiais ainda em condições de uso, oferecendo uma oportunidade a pessoas que não podem adquirir eletrônicos novos, deixando para o segundo tipo de empresa aqueles materiais defeituosos ou que realmente não tem mais utilidade. A evolução da política ambiental brasileira, os requisitos ambientais dos países desenvolvidos, as normas ambientais internacionais e a crescente preocupação ambiental constituem demandas que tendem a estimular essa inovação.

Autores: Equipe de Infraestrutura NCD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse blog é uma pequena iniciativa em prol da preservação do Meio - Ambiente, conscientização de meios de reciclagem, sobre o que as empresas de produtos tecnológiocos têm para oferecer ao consumidor sobre seu lixo eletrônico e quais são essas empresas, também para falarmos de sustentabilidade, o que tem sido feito para salvarmos nosso planeta vítima de tantos poluentes na natureza, gerando danos severos na camada de ozônio, catástrofes, contaminação da água tão preciosa, do ar que respiramos e que está repleto de substãncias danosas à nossa saúde...enfim...Aqui é um espaço para interagirmos e falarmos sobre diversos temas referentes à preservação do nosso ecossistema!