Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de junho de 2015

ECOSSISTEMA




Ecosistema que inclui os seres vivos e o ambiente, com suas características físico-químicas e as inter-relações entre ambos; biogeocenose, biossistema, holocenose...


Ecossistema (grego oikos (οἶκος), casa + systema (σύστημα), sistema: sistema onde se vive) designa o conjunto formado por todas as comunidades bióticas que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades.1

Consideram-se como fatores bióticos os efeitos das diversas populações de animais, plantas e bactérias umas com as outras e abióticos os fatores externos como a água, o sol, o solo, o gelo, o vento. Em um determinado local, seja uma vegetação de cerrado, mata ciliar, caatinga, mata atlântica ou floresta amazônica, por exemplo, a todas as relações dos organismos entre si, e com seu meio ambiente chamamos ecossistema. Ou seja, podemos definir ecossistema como sendo um conjunto de comunidades interagindo entre si e agindo sobre e/ou sofrendo a ação dos fatores abióticos.

São chamados agroecossistemas quando além destes fatores, atua ao menos uma população agrícola. A alteração de um único elemento pode causar modificações em todo o sistema, podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente. 

O conjunto de todos os ecossistemas do mundo forma a "Biosfera".



A delimitação do ecossistema depende do nível de detalhamento do estudo. Por exemplo, se quisermos estudar o ecossistema de um canteiro do jardim ou do ecossistema presente dentro de uma planta como a bromélia.

                                   




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse blog é uma pequena iniciativa em prol da preservação do Meio - Ambiente, conscientização de meios de reciclagem, sobre o que as empresas de produtos tecnológiocos têm para oferecer ao consumidor sobre seu lixo eletrônico e quais são essas empresas, também para falarmos de sustentabilidade, o que tem sido feito para salvarmos nosso planeta vítima de tantos poluentes na natureza, gerando danos severos na camada de ozônio, catástrofes, contaminação da água tão preciosa, do ar que respiramos e que está repleto de substãncias danosas à nossa saúde...enfim...Aqui é um espaço para interagirmos e falarmos sobre diversos temas referentes à preservação do nosso ecossistema!